sexta-feira, 8 de janeiro de 2010






Cerveja: Erdinger Weibbier Dunkel
Origem: Alemanha
Tipo: Ale (Weizenbier Dunkel)





Avaliação dos 4 Conceitos dos Blogueiros:

Preço: 9,69 / 500 ml
Custo Beneficio (Notas de 0 a 10): 6,5
Sabor (Amargo - Médio - Doce): Médio
Graduação alcoólica: 5,6%

Comentários:

TCs de plantão!

Esta cerveja já estava a algum tempo na minha geladeira, com certeza mais de um mês. Tinha certa dó de tomá-la... a garrafa, muito bonita, aliada ao posicionamento de preço, fazem com que ela passe a primeira impressão de ser uma cerveja diferenciada. Sendo assim, estava aguardando uma boa oportunidade para tomá-la... sexta-feira a noite, após a primeira semana de trabalho (pesado) do ano... decidi que chegou um ótimo momento para apreciá-la. :)

A Cerveja:

Ao colocá-la no copo, sobe uma alta e bela espuma escura; o copo, como um todo, se enche de pequenas bolhas, mostrando que é uma cerveja bastante 'carbonatada'.

A impressão de primeiro gole é de um sabor 'amadeirado'... porém, não é um gosto ruim, de forma alguma. Essa sensação se anulou a partir do segundo gole, ficando predominante o gosto de trigo. Quanto ao amargor, ela é mediana, bastante equilibrada; algo que eu aprendi a avaliar através da 'Larousse da Cerveja' é a adstringência da bebida, a sensação de 'travamento' das laterais da língua; nessa cerveja, é muito perceptível que isso acontece!

Algo bastante notável é que essa cerveja quase não possui 'retrogosto'; sendo assim, só é possível apreciá-la enquanto o líquido viaja pela boca; após dar o gole, o sabor restante é praticamente nulo.

Confesso que esperava um pouco mais, ou, talvez, minha expectativa estivesse demasiadamente alta. A 'premiumness' é boa, é perceptível que está sendo degustada uma bebida especial; a 'drinkability' é relativa: é bastante prazeiroso apreciá-la, até o fim da garrafa, mas não fica aquele gostinho de 'quero mais'; porém, isso tem que ser relativizado, pois acho que não é o tipo de cerveja feita para ser tomada em grandes quantidades.

Quanto a harmonização com comidas, ela automaticamente me fez lembrar a Ribs do Outback/Apleebee´s; imagino que seja um complemento perfeito!

Concluindo, é uma cerveja com diversas nuances de sabor, mas, ao mesmo tempo, discreta. Com certeza é bastante diferenciada e vale a pena conhecer.

Onde comprar: Supermercados Pão de Açúcar

Avaliação Final: Recomendo!
Abraços,
Zequim

http://tomandocerveja.blogspot.com/
Cerveja para Iniciantes!

4 comentários:

  1. Caraca Zequim!!! Que post bem feito. Sua leitura de ferioas foia Larousse foi? Seu post esta bem profisional velho!

    Recebi ontem essa cerveja em casa e em breve ela vai pra geladeira pra degustação e comparação.

    Dois pontos da sua avaliação me chamaram bastante a atenção: retrogosto e adstringencia.

    Quanto ao primeiro, eh algo que vou enfatizar no meu proximo post: Heinekken de Barril. Retrogosto é uma palavra perfeita para descreve essa sensação que algumas cervejas nos causam e no caso da Erdinger é algo que eu já esperava.

    Quanto a adstringencia, gostei do seu comentário e me fez lembrar bastante o mesmo conceito usado na avaliação de vinhos, sendo que nesse caso, os taninos do vinho são responsáveis por "amarrar" a boca. O mesmo acontece com algumas cervejas e fico contente em saber que podemos usar a adstringencia com sensação.

    Parabéns pela avaliação!!

    Abraço,
    Ric.

    ResponderExcluir
  2. O pessoal aqui na Alemanha não é muito fan de Erdinger.. Eles dizem que tem coisa muito melhor por aqui hehehe.. E não é mentira..

    Ontem fui numa balada aqui, e fui intimado pelo pessoal daqui para ir à um BierGarten.. Só que vamos ter q esperar o tempo melhorar pq tá nevando pra caracoles!!

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. AHHHHHHHH

    E sobre a sua afirmação:
    "acho que não é o tipo de cerveja feita para ser tomada em grandes quantidades"

    Aqui não existe isso!! uahuahuauha..

    ResponderExcluir
  4. Eh... de maneira geral, acho as Erdinger's cervejas de qualidade intermediária: melhor que a média, mas nada de extraordinário.
    A atração a parte delas é a facilidade de encontrar conjuntos com taças, excelente para se dar e receber de presente.

    ResponderExcluir