terça-feira, 12 de janeiro de 2010









Cerveja: Heineken Draught Keg (Cerveja de barril, 5L)
Origem: Holanda
Tipo: Pilsen (Pressão)


Avaliação dos 4 Conceitos dos Blogueiros:

Preço: 49,90 / 5000 ml
Custo Beneficio (Notas de 0 a 10): 8,5
Sabor (Amargo - Médio - Doce): Médio
Graduação alcoólica: 5,0%


Comentários:

Olá amigos apreciadores de cerveja!

Depois de um longo tempo afastado das atividades deste blog, culpa de uma gripe combinada com uma renite, volto para descrever o prazer em que tive ao tomar esta cerveja durante as festas de final de ano.

De antemão já digo que gostei muito do que provei por diversos motivos, dentre eles o charme de servir os amigos desde uma embalagem tão charmosa. Aliás, acredito que esse é o primeiro apelo que faz alguém olhar para esta cerveja em um supermercado, já que sua embalagem é claramente diferenciada. Ainda que não pioneira (experiências de grandes cervejarias nacionais na década de 90 com a mesma modalidade de "Barril" não foram um grande sucesso), essa loirinha holandesa tem muito para ganhar o gosto da galera.

Primeiramente por ter uma quantidade interessante: niguém toma 5L de cerveja com uma refeição ou numa tarde calorosa de sábado, sozinho em casa. Ela não foi feita para degustar no egoísmo da solidão. Foi feita para compartilhar com os amigos e sob essa perpectiva, 5L é uma quantidade interessante. E ainda que sobre dentro da embalagem, o fabricante garante 30 dias de qualidade da cerveja. Mas garanto: não vai durar mais que horas!
Ainda falando da embalagem, o produto traz consigo uma tecnologia ainda inédita no mercado Brasileiro. O sistema de pressão é feito a partir de um cilindro de CO2 que fica dentro da própria embalagem e não necessita de nenhuma intervenção manual: o gás carbônico é liberado na dose certa pelo sistema, evitando aquelas bombas horríveis do lado de fora do barril.

Segundo porque sua facilidade de uso e transporte permite uma gama incrível de ocasiões nas quais é possivel degustar a loirinha. Seu formato compacto e de pouco peso permite que vc a carregue onde for. No meu caso curti um barril em uma varanda e outro à beira da piscina. Só alegria!

Um ponto interessante a ser mencionado é o tempo de resfriamento. De acordo com o fabrica na parte de fora da embalagem, são necessárias 10 horas de geladeira (entre 2 e 5 graus Celsius) para que a cerveja no interior do barril atinja a temperatura ideal. Mas uma vez que vc leia cuidadosamente o encarte que acompanha a válvula, vc percebra que bastam de 2 a 3 horas de um balde com gelo e água para que se obtenha o mesmo resultado. Fica a dica, aprovado por mim nos dois barris consumidos


A Cerveja:

A cerveja assemelha-se muito a um chopp, bastante leve, embora pouca coisa mais ácido que um não filtrado. Sua aparência e textura são de cerveja.

Para que se obtenha o máximo do sabor, existe uma recomendação do fabricante para operar a válvula e uma vez que vc siga as intruçoes, dois ou três copos são suficientes para que vc pegue a manha e tire uma cerveja de qualidade.

A cerveja é muito refrescante e suave. Vc só percebe que esta tomando uma Heineken pelo leve Retrogosto (Obrigado pelo termo, Zequim!) ao final de cada gole. Diferente da cerveja "Mãe", vc não sente seu amargor característico, o que faz que sua vontade de tomar o barril todo seja praticamente inevitável.

Apesar de olhar torto para o tal cilindro de CO2 embutido, a mim me pareceu que a gaseificação é perfeita, na medida. O cuidado fica apenas pelo tamanho do colarinho: como vc manipula a válvula, pode acabar colocando dois dedos de cerveja e o resto de espuma!

No final das contas, é uma cerveja sem complexidade, refrescante, ideal para dias quentes e principalmente para acaloradas discussões sobre futebol com os amigos!


Onde comprar: Supermercados Pão de Açúcar, Bebidas Imigrantes, Site da Cerveja Sol


Avaliação Final: Recomendo! (apesar de ser relativamente cara, R$10,00/L, minha nota 8,5 de "custo-benefício" foi dada pela experiência e não pelo valor relativo)


Abraços,
Ric.

http://tomandocerveja.blogspot.com/
Cerveja para Iniciantes!

7 comentários:

  1. Essa dica valeu pra mim. Eu tomo pouca cerveja de pressão, já que na aqui na França é muito caro beber nos bares. Já as bebidas no supermercado são bem baratas. Então eu sinto falta de um chopp.
    O interessante é que no Brasil não essa cerveja não custa tão mais cara. Só uns 15% a mais, fazendo a conversão.

    ResponderExcluir
  2. Aqui na alemanha tem esses barris de quase todas as marcas, e tamanhos.. Alguns sao de pressao, outros sao só torneira..
    E em geral cerveja eh barato.. Um barril de 5 litros aqui vc chega a achar por 6 euros..

    A Heineken eh uma cerveja muito apreciada pelo mundo, mas eu particularmente nao sou muito fan das cervejas com gosto muito "sulfuroso" (desculpa o termo, mas eu nao manjo que nem vcs daqui hehehe)..

    Parabens pelo post!

    ResponderExcluir
  3. Valeu galera, pelos comentários.
    Quem sabem quando vcs vierem pro Brasil, não tragam exemplares ara provarmos?

    Abraço,
    Ric.

    ResponderExcluir
  4. Já vi várias vezes no mercado, mas ainda não tive a oportunidade de provar. Após esta avaliação, provarei no próximo final de semana.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Murilo,

    Assim que provar, não deixe de dar sua opinião também!!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Valeu Murilo, obrigado pela sua visita.

    Com certeza vc vai gostar. E mande sua opinião também aqui pra gente.

    Um abraço,
    Ric.

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente, não sou muito fã da Heineken, mas tive que me render aos prazeres deste Barril da mesma... ganhei de Natal da patroa no ano passado.
    É um TESÃO esta embalagem -> MTA curtição; o que também ocorre com a garrafa de 1,5L com rolha e demais adereços de garrafa de champanhe, porém de cerveja da mesma marca.
    O custo benefício, é algo pra se destacar também, visto que os demais barris encontrados em geral são de cervejas importadas (de melhor quaiidade), mas custam o dobro do preço e não vem com tirador!
    Obs: seguir as instruções é algo bastatne importante, caso contrário, o excesso de espuma pode incomodar.

    ResponderExcluir