segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010





Cerveja: Cerpa
Origem: Brasil
Tipo: Lager (Pilsen)






Avaliação dos 4 Conceitos dos Blogueiros:

Preço: 3,10/ 350 ml
Custo Beneficio (Notas de 0 a 10): 7
Sabor (Amargo - Médio - Doce): Levemente Amarga
Graduação alcoólica: 5,3%

Comentários:


Caros TCs,


Incialmente, peço-lhe desculpas por meu sumiço às postagens... mas venho por meio deste voltar em grande estilo; e a pedidos de vários amigos (fundamentalmente os paraenses) farei meus humildes comentários sobre esta loirinha aqui.

A situação que fez pensar em avaliar oficialmente esta "garotinha" foi bastante interessante -> um belo passeio de barco às margens de Belém-PA à companhia de amigos paulistanos. Ao saborearmos a cerveja em questão, eles se intrigaram com as diversas diferenças existentes nela em sua região de origem versus a forma que é vendida na capital paulistana. Então: vamos aos detalhes...

A Cerveja:

Primeiramente, vamos ao nome da Cerveja: CERPA vem de "Cervejaria Paraense". Porém, em sua terra natal todos a chamam de "Cerpinha", já que o nome Cerpa é utilizado para as demais cervejas da marca -> vendidas em garrafas tradicionais (de 600ml) e em geral de péssima qualidade. Normalmente comenta-se lá, que quem gosta de Cerpa não sabe o que é cerveja.

Minha teoria é que sua composição dificulta absurdamente deixá-la gelada o suficiente para ficar tragável e então realmente o gosto não agrada paladares mais exigentes.
obs: talvez uma possível exceção a regra seja a Cerpa Gold, considerada por alguns bastante tomável e que já é possível ser encontrada em diversos lugares.

Entretanto: felizmente isto não é válido para a "Cerpinha"! Aparentando ser BEM leve, não apenas pela cor e/ou viscosidade (bastante clara e com grande liquidez), mas também pela forma fácil com que passa pela boca descendo frescantemente pela garganta, surpreende pelo retrogosto amargo suave e sutíl que surge após a ingestão; deixando seu gosto bastante característico.

Demais curiosidades: Em geral, encontrada em restaurantes como uma cerveja 'diferencial' (~ R$5) ou em baladas como uma opção de long neck (~ R$7) tendo garrafa descartável e tampa de rosca (como qualquer outra long neck), no Pará trata-se de uma garrafa retornável, com tampa de abrir com abridor e até mesmo um 'engradadinho'... hehehe.

Onde comprar: Supermercados, Baladas, Restaurantes, etc (sem dificuldade em encontrá-la)
Avaliação Final: Para provar... ou se embreagar caso o preço esteja atraente!

Abraços,

GGB


http://tomandocerveja.blogspot.com/
Cerveja para Iniciantes!

5 comentários:

  1. Infelizmente tenho que discordar de ti amigo na passagem em que dizes que Cerpa Gold é tomável... PQP! Cervejinha ruimmmm demaiss!!! Mas a cerpinha é boa ao ponto de ser recomendável!!!
    bjussss

    ResponderExcluir
  2. Detalhe -> a Cerpa foi umas das primeiras cervejas do país a inventar uma garrafa long neck de plástico ('inquebrável') com tampa de puxar... mas, como provavelmente ninguém ouvi falar a respeito, nem precisa precisa dizer que a qualidade não era boa e o plástico deixava o gosto nada agradável.

    ResponderExcluir
  3. Francisco Enkei Coltro8 de fevereiro de 2010 às 20:29

    Hahahah ai tem gabarito!

    ResponderExcluir
  4. Ninguém melhor que um paraense p/ descrever nossa Cerpa (Cerpinha)! Adorei!!! rsrsrsrsrs
    Beijos primo

    ResponderExcluir
  5. A Karol anda muito radical... duvido se tivesse uma grade de gold beeem geladinha, num dia de muito calor, se ela aliviava a cervejinha... nao ia sobrar uma p reclamar e no fim ela ainda ia dizer PQP acabou hehehehehehe
    te amo amigo e vê se posta mais coisas ai ta queridinho... ou será q nao bebes mais uuuuuhhhhh

    ResponderExcluir