quarta-feira, 14 de abril de 2010



Cerveja: Bitburger

Origem: Alemanha
Tipo: Pale Lager



Avaliação dos 4 Conceitos dos Blogueiros:

Preço: ~10,00 / 355 ml
Custo Beneficio (Notas de 0 a 10): 6,5
Sabor (Amargo - Médio - Doce): Médio
Graduação alcoólica: 4,8%

Comentários:


Caros TCs,


Depois de uma pausa nas postagens, pretendo voltar com força! Por conta do blog, ganhei MUITAS cervejas, bastante variadas, no meu aniversário! Terei que fazer o enorme 'sacrifício' de tomá-las e escrever sobre elas. :D

Hoje foi dia de tomar a Bitburger, uma simpática Lager alemã. Vamos as impressões!

A Cerveja:


As principais características notadas nessa cerveja, antes mesmo do primeiro gole, são a aparência bastante clara, mais do que alguns pilsen nacionais que estamos acostumados. Aliás, há relação com o nome do tipo desta cerveja, Pale Lager. A espuma é praticamente ausente, não forma 'colarinho' e não deixa marcas no copo conforme a degustação.

O gosto é bom, ligeiramente forte, bastante típico das Lager, sem se diferenciar muito. Para não ser injusto: a cerveja passa longe de ser comum, se formos comparar com as pilsen nacionais. Mas, no contexto das cervejas avaliadas aqui, ela não se destaca. Tem sua personalidade, tomá-la tem seu valor, mas o custo-benefício fica comprometido, por conta de seu preço e pequeno tamanho.

Pesquisei um pouco e descobri que, assim como várias cervejas belgas e alemãs, essa cerveja segue a Lei da Pureza da Cerveja de 1516, que, resumidamente, dita que a cerveja só pode ser produzida com a utilização de 3 ingredientes: água, cevada e lúpulo. A levedura não era citada pois não havia conhecimento de sua participação no processo de produção. Tradição é tradição. Para quem quiser saber mais sobre a Lei, existe um 'capítulo' riquíssimo sobre ela no livro 'Larousse da Cerveja', que já recomendei aqui, anteriormente.

Outro ponto que descobri é que, na Alemanha, essa cerveja tem um papel de ser uma cerveja 'de massa', comum mesmo. Fazendo um paralelo, é como se fosse nossa Skol...

Voltando as características, é uma cerveja leve, de 'drinkability' boa, 'premiumness' presente, sem retrogosto e sem adstringência, para ser tomada descompromissadamente e, de preferência, com tempo quente e boa companhia.

Onde comprar: Supermercados Walmart
Avaliação Final: Recomendo!

Abraços,

Zequim

http://tomandocerveja.blogspot.com/
Cerveja para Iniciantes!

Um comentário:

  1. Mais um presente útil...rs! Muito bom post, porém sobre o gosto da cerveja para mim seu sabor é bem forte, mas se percebe suaa qualidade.
    Parabens pelo post.
    bj Dani

    ResponderExcluir